Como escolher as verduras?
Uma das maiores dificuldades existentes para quem não costuma passar muito tempo na cozinha é a escolha dos legumes e verduras. Siga as dicas:
Lembre-se que há legumes que se deterioram mais rapidamente do que outros, por isso, o grau de frequência com que deve comprá-los deve ser distinto, caso se trate de, por exemplo, cebolas ou de alface.Verduras Alface: Evite folhas murchas. As alfaces lisas e as crespas normalmente apresentam folhas menos firmes. Já a alface americana tem que apresentar folhas de tamanho médio e cor verde bem clara.
As verduras e legumes de folhas verdes (alface, agriões, couves, salsa, coentros, endívias, etc.) deterioram-se rapidamente, por isso ao comprá-las, deve verificar se não têm folhas queimadas ou amareladas, nem muito menos pequenos furos, que podem indicar a presença de insectos ou larvas.
Prefira legumes inteiros, e não legumes cortados e embalados.
Dê preferência às verduras e legumes agro-biológicos isto é, cuja cultura não é feita mediante o uso de pesticidas e outros químicos.
Brócolis: Flores abertas ou amareladas significam que a hortaliça não está mais fresca. Quanto mais intensa a cor, mais saboroso.
Repolho: Folhas muito separadas indicam que o repolho está duro.
Espinafre: É possível descobrir se o espinafre está verde pelo barulhinho seco quando as fibras se quebram. As folhas devem ser verdes e firmes.
Legumes
Cenoura e pepino: Observar se a cor é uniforme e se a casca está firme.
Nabo: Os mais pesados indicam mais qualidade.
Batata: Além de estarem firmes, não podem apresentar pontinhos esverdeados na casca.
Beterraba: Beterrabas muito duras ou com partes rachadas devem ser evitadas. As melhores apresentam casca mais colorida e macia.
Cebola: Não pode ter manchas, pontos moles ou marcas pretas.
Couve-flor: Flores amareladas indicam que já estão passando do ponto. As folhas devem ser bem verdes.
Quiabo: Os melhores são pequenos e macios e as pontas devem quebrar com facilidade. Se conseguir apalpar as sementes pela parte de fora, significa que já passaram do ponto.
Tomate: Quanto mais forte o cheiro, mais saboroso. Não compre se apresentar buraquinhos na pele, que indicam que tem bicho.
Boas compras!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário